sábado, 7 de outubro de 2017

Everaldo Rocha elege Formação Política e diálogo com a juventude para um PT mais forte em Botucatu

Conversa entre Everaldo Rocha (facebook.com/everaldo.rocha.13), presidente do Diretório Municipal do PT Botucatu e Alexandre Padilha (twitter.com/padilhando), ex-ministro dos governos Lula e Dilma e ex-secretário de Saúde da Prefeitura de São Paulo
facebook.com/padilhando/posts/1472431769514411

Nossa conversa desta quinta-feira (05/10) é com o presidente do Diretório Municipal do PT Botucatu, Everaldo Rocha.

Localizada na PT Macro Bauru, Botucatu conta com 142,5 mil habitantes e está distante 235 km da capital paulista.


PERFIL


José Everaldo da Rocha, botucatuense, 43 anos, metalúrgico, filiado desde 1992, quando completou 18 anos, por livre e espontânea vontade, sem o convite de ninguém.

Atual presidente do PT Botucatu em seu segundo mandato, reeleito no último PED. Teve como base de sua formação política, a Pastoral da Juventude da Igreja Católica, onde foi coordenador de grupos de base paroquial, coordenador na região de Botucatu, coordenador Arquidiocesano e coordenador do sub-regional (8 dioceses).

Atuante militante do PT desde a sua entrada (1992), onde já foi por diversos períodos membro do diretório e executiva e, agora, nos últimos 5 anos, presidente. No governo do PT em Botucatu, atuou como Secretário do Orçamento Participativo.

O PT de Botucatu está mais vivo do que nunca! Com reuniões semanais, intercalando, Comissão Executiva, Diretório e Formação Política a todos os filiados e simpatizantes.


ENTREVISTA


QUAIS OS PRINCIPAIS DESAFIOS DA DIREÇÃO DO PT BOTUCATU NO MANDATO (2017-2019)?


Temos vários desafios, porém, pela primeira vez desde que o PT existe em Botucatu (1982), não temos mandato na Câmara Municipal.
E aí é um grande desafio, que tenho a certeza que a nossa militância vai saber fazer muito bem, que é continuar sendo um partido protagonista em Botucatu, mesmo sem ter voz direta na Câmara Municipal.
Fazer política e mostrar a nossa cara na cidade, apresentando propostas, fazendo uma oposição responsável ao governo tucano, participando em várias frentes, conselhos, etc.
Outro desafio para a nossa direção é a organização interna. A partir do momento que nossas secretarias, núcleos e setoriais funcionem bem, conseguiremos mostrar a nossa cara para o botucatuense, ao atrair novos filiados e principalmente a juventude.


QUAL O CAMINHO PARA O PT RETOMAR O PROTAGONISMO NA SOCIEDADE?


Acredito que o caminho é nos organizarmos internamente. Oferecer uma boa base de formação política para nossa militância para podermos dialogar com a sociedade.
O PT tem experiência o suficiente aqui em Botucatu para dialogar com o povo. Afinal governamos Botucatu por 8 anos, onde deixamos a prefeitura com um alto índice de aprovação.
Mas os tempos estão sombrios. O ódio que a mídia planta contra o PT é muito forte. Portanto, acredito que temos de ir para o embate, sabendo dialogar e argumentar, sempre mostrando a verdade. Por isso, acho que a formação política para os nossos filiados é fundamental.


QUAIS AS PROPOSTAS PARA A ORGANIZAÇÃO, FORMAÇÃO POLÍTICA, COMUNICAÇÃO E SETORIAIS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES?


A nova direção do Partido em Botucatu conta com 5 secretarias: organização, finanças e planejamento, formação política, comunicação e movimentos populares.
Todos os secretários já estão trabalhando, formando equipes com os filiados nestas secretarias. Todas são importantes e terão o respaldo e apoio da presidência,para que elas funcionem. Cito como exemplo a nossa secretaria de Comunicação, que logo após assumir, já colocou no ar o nosso blog, página no facebook, twitter e instragam.

Site: pt-botucatu.blogspot.com.br
Facebook: facebook.com/PTBotucatu
Twitter: @PTBotucatu
Instagram: @ptbotucatu

A secretaria de formação política também já está fazendo reuniões de formação 1 vez por mês, com filiados e simpatizantes.

Os setoriais serão a nossa breve próxima etapa, que é a sua organização e funcionamento.


COMO FAZER O ENFRENTAMENTO AO GOVERNO TEMER E PROMOVER A DEFESA DAS ELEIÇÕES DIRETAS?


A luta contra os golpistas não é fácil, mas vejo o governo Temer já desgastado naturalmente, sem o PT precisar fazer grandes esforços.
Acredito que a população começou a perceber a “roubada” que entrou pedindo Fora Dilma. O que temos que defender agora e lutar muito é para que tenhamos eleições em 2018 e que o presidente Lula possa ser o candidato.
Esse é o grande desafio que temos pela frente para que não tenhamos um novo golpe contra a democracia brasileira.


DE QUE FORMA O PT DEVE FORTALECER A OPOSIÇÃO À GESTÃO ALCKMIN (PSDB) E AOS MODELOS DE RETROCESSOS NAS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS?


Enfrentar o PSDB no estado de São Paulo também não é fácil. Apesar da saúde, educação e segurança estarem péssimas, não por causa do servidor público, mas devido à maneira que o governo tucano trata estas áreas, sem valorização nenhuma dos servidores estadual.
Apesar do modo tucano de governar, que é horrível, eles com a máquina na mão e uma grande parte conservadora da população paulista, conseguem os resultados que presenciamos por mais de 20 anos.
O PT pode sim, com a união dos partidos de esquerda, ganhar pela primeira vez o governo do estado. Mas para isto acontecer é preciso definir o quanto antes o candidato e começar a gastar sola de sapato por esse imenso interior, apresentando propostas e mostrando a situação precária que os tucanos deixaram o nosso estado.


QUAL A AVALIAÇÃO SOBRE O GOVERNO MUNICIPAL DE BOTUCATU?


Sobre o governo de Botucatu, não tenho muito que falar ainda, pois não temos nem 1 ano de mandato e não vimos muitas mudanças em relação à gestão passada.
Mas com todo respeito ao prefeito Pardini (que me parece ser um pessoa séria), é um governo do PSDB, sua equipe é do PSDB, e deve seguir a cartilha neoliberal do PSDB, a minha avaliação não será positiva.
O PT de Botucatu é oposição e fará oposição. Mas uma oposição responsável e com respeito, mostrando os erros e apresentando propostas para Botucatu. Afinal governamos está cidade por 8 anos e temos muito que oferecer ainda a nossa querida Botucatu.


Nenhum comentário: